sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Hortas do Lis - Essencia de Vida

Em parceria com a Câmara Municipal de Leiria e a Quinta Sementes d'Estrela, LeiriaShopping promove cursos gratuitos de HortoTerapia

O LeiriaShopping, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria e a Quinta Sementes d’ Estrela, está a levar a cabo a promoção de cursos gratuitos de HortoTerapia para as entidades da região de Leiria e para o público em geral, dando assim continuidade ao projeto “Horta do Shopping”, iniciado pelo centro em 2013.

Os cursos terão início a 27 de fevereiro, no CIA – Centro de Interpretação Ambiental, serão compostos por 48 horas de formação (4 horas por semana) durante 3 meses (todas as quintas-feiras, das 9:00 às 13:00 horas) e incluem manuais e material didático de apoio, bem como a atribuição de um certificado de participação no final da sua conclusão. Com um limite de 20 vagas por ordem de inscrição, as candidaturas a estes cursos devem ser efetuadas até 26 de fevereiro, através do e-mail hortasdolis@gmail.com.

A HortoTerapia é uma técnica que alia o trabalho direto com a natureza, através de técnicas de ajudam o indivíduo na gestão do stress e na promoção do seu bem-estar. Na prática da HortoTerapia, o individuo adquire uma visão de como pode ser saudável, tanto física, mental, como emocionalmente, utilizando todo o potencial da sua mente e emoções. Estes cursos - promovidos pelo LeiriaShopping em parceria com Câmara Municipal de Leiria e a Quinta Sementes d’ Estrela - integram módulos de práticas agrícolas e módulos de atividades de bem-estar.

O projeto “Horta do Shopping”, iniciado em 2013, teve como objetivo sensibilizar a população para o tema, proporcionando de forma gratuita conhecimentos sobre as Hortas Domésticas. Como resultado, foram produzidos 10 canteiros onde vários visitantes aplicaram os conhecimentos adquiridos nos workshops teóricos em que participaram, ficando os mesmos em exposição no jardim do LeiriaShopping.

Procurando dar continuidade ao projeto, e no âmbito destes cursos que está a promover, o LeiriaShopping irá colocar 10 canteiros na zona exterior do CIA - Centro de Interpretação Ambiental, exteriorizando assim o projeto para a cidade de Leiria e para as entidades da região que queiram aderir à iniciativa.

Sobre o LeiriaShopping:
O LeiriaShopping foi inaugurado em março de 2010 e é o maior centro comercial da região de Leiria. Foi concebido de acordo com o Sistema de Gestão Ambiental da Empresa, tendo implementado um Sistema de Gestão Ambiental específico para a construção do empreendimento com o objetivo de minimizar os impactes durante esta fase de desenvolvimento. Este esforço foi reconhecido com a atribuição da certificação ISO 14001.
Na área da Segurança e Saúde, o LeiriaShopping foi o primeiro centro comercial na Europa certificado, em fase de construção, pela norma OHSAS 18001:2007 (Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho). A atribuição desta certificação reconhece a importância do Sistema de Segurança & Saúde da Sonae Sierra, implementado durante a construção deste Centro, na redução de acidentes pelo acompanhamento contínuo das condições de trabalho nas frentes de construção e pela identificação sistemática de oportunidades de melhoria. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser acompanhadas pelo site www.leiriashopping.pt.

Sem comentários: